segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uniban... What a shame!


O burrico aqui não tinha se manifestado até agora sobre o imboglio em que se meteu a Uniban... por achar tudo tão obviamente revoltante que não precisaria de seu zurro. Mas, expulsar a garota? Agora a Uniban... foi longe demais!

Vamos por partes:
1º Por que o título do post em inglês?
Porque o que era um caso de vergonha nacional para a Uniban..., com a atitude revoltante de seus alunos, virou um caso de vergonha mundial com a decisão de expulsar a aluna Geisy Arruda ganhando repercursão nas principais agências internacionais de notícia.

2º Por que Uniban..., assim, com três pontinhos?
Porque nos meios universitários a tal instituição de ensino é conhecida por um apelido pejorativo que não reproduzirei aqui, mas que, de repente, começa a fazer todo sentido do mundo!

3º Por que a Uniban... foi longe demais?
Porque qualquer instituição de ensino que se pretenda séria ou puniria com a expulsão, através das imagens do circuito interno da unidade, os líderes do ato de crueldade, preconceito, humilhação e discriminação a que Geisy foi submetida, ou, covardemente, esconderia a cabeça num buraco até a história toda esfriar.
Expulsar a vítima e premiar a mentalidade tacanha dos líderes de um dos momentos mais constrangedores que a era YouTube já documentou, é tudo o que a Uniban... não deveria fazer; é o exemplo de como uma instituição de ensino, formadora de profissionais e caráteres, NUNCA deveria se portar.

Agora vejam apenas esta parte do comunicado de expulsão de Geisy, - notem bem, trata-se de documento oficial expelido por uma faculdade: "a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar".

Em primeiro lugar: "defesa do ambiente escolar?"
Então os tristes momentos de insanidade coletiva acontecidos durante a chamada Idade Moderna, quando cidades inteiras se mobilizavam contra uma mulher indefesa, tendo por estopin uma banalidade qualquer, e a levavam à fogueira acusada de bruxaria, segundo esta instituição de ensino poderiam ser hoje justificados como "defesa do ambiente comunitário"?
Ou quando a KKK se reunia em pleno século vinte para espancar pessoas inocentes apenas por serem negras, poderia ser classificado por esta instituição de ensindo como "defesa do ambiente racial"?

Em segundo lugar: "atitude provocativa"?
Estamos de volta aos tempos em que uma vítima de estupro era maltratada por comentários do tipo, "Também, com as roupas que ela usava... Parece até que ela queria"? Aos tempos em que um homem matava sua companheira que o traira e se safava na justiça sob o argumento de "legítima defesa da honra"? Aos tempos do machismo, do homem pode tudo?
Lamentável, condenável, vergonhoso!

E mais uma vez demos motivo pro New York Times publicar suas já conhecidas bobagens preconceituosas sobre o Brasil: "apesar de o Brasil ser conhecido por suas roupas sumárias, a maior parte dos estudantes usa roupas mais modestas nas universidades, como jeans e camisetas."


Ai, Uniban... What a shame!

Um comentário:

André Dia(s,z)? disse...

Paulão! Pra mim, esses camaradas são um bando de bixonas! "Ai! Que horror! Mulher de mini-saia! Sai! Xôôôô!!!!!!!" Rsrsrsrs...